sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

RTP2 - A Semente Do Ouro Negro

 O café chegou ao Brasil no século XVIII, envolto em lendas e romance. A planta, que já era cultivada na Guiana Francesa, estava proibida aos portugueses. O sargento-mor Francisco de Melo Palheta, nascido em 1670, que servia na tropa regular da guarnição portuguesa do Estado do Maranhão e do Grão Pará, foi designado pelo governador para trazê-la.

Em 1727, parte numa expedição rumo à Guiana francesa, com o pretexto de mediar oficialmente uma disputa de fronteira entre a França e Holanda. Mas a sua verdadeira missão, segundo alguns, era outra: contrabandear para o Brasil sementes de café para serem reproduzidas em larga escala, numa altura em que a venda de café “capaz de crescer” estava vedada aos portugueses.

Conta-se que Palheta só alcançou o seu objectivo com a ajuda da esposa do governador da Guiana francesa, Madame Dorveliers. Na despedida do português, terá sido promovido um jantar oficial em sua homenagem e a sua suposta "amante" deu-lhe de presente um bouquet de flores, que continha, escondidas, férteis sementes de café.

  • Qualidade: TVRip
  • Audio: Português PT e PTBR
  • Tamanho: 1.02 GB - MKV

Trailer

ou
ou
.
.

.
.

2 comentários:

  1. A História do café é muito legal, e graças a ele (principal produto) a região do Vale do Paraíba se desenvolveu. A cidade de Bananal/SP foi tão importante à época que chegou a ter moeda própria e além disso foi fiadora de um empréstimo feito pelo Brasil.
    Obrigado por disponibilizar este DOC pra down!

    ResponderExcluir
  2. O café era o "ouro negro" para o Brasil no segundo reinado explica a frase??? Alguém para ajudar

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...